quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Puberdade e adolescência


Introdução


Quando a puberdade chega, os adultos parecem não se interessar ou perceber o que está acontecendo.

Essa suposta cegueira dos adultos deixa os adolescentes irritados, agressivos, melancólicos ou envergonhados, de acordo com a sua personalidade.

 
Muitos pais têm medo das mudanças pelas quais os adolescentes passam e isso geralmente os faz perder o senso comum, que pode ser resumido em: amor para ensinar com paciência e perseverança sem desânimo, amor para aceitar as particularidades de seus filhos com respeito e tolerância e amor para estar pronto a conversar em qualquer momento e em qualquer situação.

Acreditamos que o problema está no fato de que não há uma ligação entre o que é estritamente sexual e sua relação com os sentimentos e as emoções. Nossos adolescentes sabem de tudo sobre a constituição de seu corpo e suas funções, mas não aprendem o motivo dessas mudanças, das oscilações repentinas de humor e os péssimos modos, o motivo de todas essas reações que os adultos consideram desproporcionais.

É importante nos conhecermos melhor, para que possamos agir com a liberdade e a responsabilidade de viver sem medo.

Puberdade e adolescência

O ser humano possui uma glândula no cérebro chamada hipófise, que age como um relógio biológico. Isso significa que, quando começa a funcionar, os hormônios que ela produz acordam o corpo e a puberdade se inicia. O centro de operações fica localizado no hipotálamo, a região do cérebro que estimula a produção de um hormônio que ativa a hipófise.

Hipófise é a glândula localizada na base do cérebro, na cavidade óssea chamada de sela túrcica do osso esfenoidal, que está conectada ao hipotálamo. A hipófise possui dois lobos com atividades independentes, que secretam diferentes hormônios e regulam a maioria dos processos biológicos. É também conhecida como glândula pituitária.

A puberdade é o primeiro estágio de uma longa fase chamada adolescência. O amadurecimento dos órgãos sexuais começa e é considerado um estágio biológico. A adolescência é a consequencia da puberdade; em um curto período de tempo, o corpo passa por uma série de transformações físicas muito rápidas que influenciam na afetividade, nas emoções e no comportamento social.

Durante a puberdade, as crianças que estão prestes a entrar nesse estágio descobrem o sexo e por que as pessoas o praticam. Durante a adolescência, mais passos são dados em direção à descoberta de novas coisas e os adolescentes experimentam fantasias, sensações de prazer e investigam seu próprio corpo e o de outros jovens.

Na nossa sociedade, a adolescência é considerada como uma transição da infância à fase adulta, mas sua importância está no fato de que é a fase da vida quando se faz necessário relacionar a formação da personalidade dos adolescentes com as mudanças físicas.

O termo adolescência não é comum a todas as culturas, já que, para outros povos, a criança se torna adulta por meio de rituais de iniciação.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário